segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O tapete vermelho

          O que é uma celebridade vista do chão? Não é glamourosa tampouco vangloriosa.
      Desde que apareci, enfrento a sujeira e o pisoteio. Nem todos que passam por aqui são famosos ou poderosos. Pessoas comuns, simples cidadãos.
      Todos os dias recebo visitas, muitas pessoas me pisam e nem sequer notam minha beleza. Talvez porque essa mancha me desvalorize, porém é raro ver no chão algo natural como eu. Minha diferença é notável, dias estou mais claro, dias estou mais escuro, apareço sempre na primavera.
      Quando minha matéria-prima cai no chão forma um ‘splash’, se estiver madura, e se for pisada também. Por várias semanas sofri essas condições para chegar à tonalidade e vibração em que agora estou. Se deixar passar muito tempo, não me verá. Voltarei a ser daqui a alguns meses o que sempre fui: gelado e cinza.
      Eu poderia realçar a beleza de todos, mas nunca me dão a chance. Sei que vou chegar lá. E também reconheço que minha identidade fique para os mais próximos de mim, àqueles que passam por aqui todos os dias. Não me importo com os calçados simplórios e os passos apressados de quem não têm tempo para uma fotografia. Contudo, queria mais um pouco de admiração, mesmo que eu não conceda momentos de glória para eles. Pois são amoras na calçada...
      Amora madura, vermelha feito sangue, esmagada feito uva, quando preparada para o vinho. Elas tingem parte do meu concreto abaixo de sua árvore que, do outro lado do muro, nos fornece sombra.
      Eu sou o tapete vermelho de amoras, outrora colhidas.

Inspirada em uma das calçadas da Avenida Belmira Marin.

4 comentários:

Henrique Gois disse...

adorei seu post ana, amoras! muito bem pensado.

bjs

Mariana disse...

hahaha q linda Ana, não conhecia seu blog, mto fofo! =)

s2...Ná...s2 disse...

Uhu Aninha voltou a escrever no bloggin...Gostei do POST... tão criativo, partindo de uma observação simples...Muito bom trabalho Jornalista. Beijinhos!

Pensamento aqui é Documento disse...

Não conheço a avenida, mas me deu vontade de dar uma passada por lá. Bonito!!!

Beijo